Em 17 de março de 1963, na residência do presbítero Pedro da Costa Leite, membro do Conselho da Igreja Presbiteriana de São José dos Campos, aconteceu o primeiro trabalho, direcionado às crianças, do que posteriormente passaria a ser um ponto de pregação do Evangelho no bairro Jardim Augusta, em São José dos Campos-SP.
As bênçãos de Deus foram tantas e o trabalho cresceu de tal maneira que o Conselho da Igreja sentiu a urgente necessidade de conseguir um local mais espaçoso para acomodar as crianças e os adultos que “acotovelavam-se” nas dependências da casa do presbítero Pedro Leite. Foi então que adquiriram o lote número 37 da Rua Estocolmo, a pouco mais de cem metros de onde o trabalho começou.
O Conselho providenciou a compra de todo o material necessário para a construção de um salão de cultos que pudesse abrigar de 60 a 70 pessoas. Em pouco tempo, o salão estava construído por meio de um sistema de mutirão organizado pelos próprios dirigentes dos trabalhos da Igreja naquele bairro.
O salão foi inaugurado nos dias 26 e 27 de março de 1965, sendo também organizada a Congregação do Jardim Augusta.
O grande crescimento do trabalho resultou na compra de um lote vizinho, aumentando a área de propriedade da Igreja para 550 m² e permitindo a ampliação das acomodações.
No final de 1969, um grupo de irmãos da Igreja Presbiteriana de São José dos Campos resolveu colaborar com os trabalhos da Congregação do Jardim Augusta. O entusiasmo e a dedicação desse grupo foram tais que decidiram solicitar ao Presbitério Piratininga, através do Conselho, a organização da Segunda Igreja Presbiteriana de São José dos Campos, no bairro do Jardim Augusta.
No dia 18 de janeiro de 1970, a Comissão Organizadora nomeada pelo Presbitério deu início aos trabalhos para o cumprimento da missão recebida. A primeira medida tomada foi anunciar aos presentes o rol de membros com o qual começava a Igreja Presbiteriana do Jardim Augusta, a saber: 56 membros comungantes e 24 não comungantes. Com todos os membros maiores presentes, passou-se a eleição do primeiro Conselho e da primeira junta Diaconal da Igreja.
Após a ordenação e posse dos cargos dos oficiais, e com a solene proclamação do presidente da Comissão, Rev. Ludgero Machado de Morais, estava definitivamente instalada no bairro do Jardim Augusta a segunda Igreja Presbiteriana de São José dos Campos.
Fonte: Histórico da Igreja Presbiteriana do Jardim Augusta – 18/01/1970 a 18/01/2000.00.
A IPJA existe para cultuar a Deus, fazer discípulos de Cristo e promover o amor entre as pessoas através da comunhão e do serviço ao próximo.
A IPJA é uma comunidade cristã guiada pelos ideais da Reforma do século XVI, comprometida com a adoração a Deus, com o estudo e o ensino da Bíblia, a comunhão entre os irmãos e o serviço no mundo.
Pastor Sênior: Carlos César Mendes Ribeiro
Pastor Auxiliar: Diego Tescarollo
Pastor Colaborador: Alex Santos
Seminarista: Mateus Galvão